ѳ ૧ષ૯ ૯ góƬ¡૮ѳ
Como você define gótico? Esta deve ser uma das perguntas mais freqüentes sobre o assunto. Está também cercada de uma confusão exagerada e preconceituosa sobre esta subcultura em particular.
Quando você pergunta o que é um gótico você pode obter várias respostas diferentes e contraditórias, dependendo de como você formula a pergunta;porem cada resposta obtida pode representar uma parte válida desta subcultura.
Gótico é mais que um rótulo ou conceito, é ao mesmo tempo um estilo de vida e uma filosofia que tem suas raízes no passado e no presente.
Ignorando aqui referencias históricas das tribos de bárbaros na Europa neste comentário específico refiro-me a o que é ser gótico, gótico é uma subcultura. Começou nos anos 70 na Europa e nos Estados Unidos.e aqui no Brasil em 1980
A cultura era composta de indivíduos de posturas incomuns com uma insaciável curiosidade pela cultura, intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto do mesmismo da sociedade moderna.
Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, possuidores de um humor um tanto incompreendido, sendo assim difamados como depressivos pois eles
acham beleza e graça até nas coisas que, para uma sociedade comum, seriam tétricas, ele vêem como belo e artístico . Os góticos são um tanto gauche.
Tornar-se um gótico
Bem, você pode tentar, mas será que você permanece ?
Talvez você já seja, e ainda ñ se descobriu, muitos góticos não tem consciência que já o são
Talvez não tenha encontrado sua turma ou amigos para compartilhar de idéias e gostos, os góticos são muitas vezes solitários.
E quem sabe, um dia pensou que era mas ñ era, foi apenas uma fase depressiva.
Muitas pessoas não tem o senso genuíno de divagação, criatividade, talento, e apreciação da dualidade da existência, nem delas mesmas ou de suas habilidades que fazem uma pessoa genuinamente gótica. Estimular algo fortemente implica que a ação não é original e nem genuína.
Quando um jovem se envolve, acha isso atraente inicialmente como uma forma,
as vezes como rebelião e outras por apenas pertencer a um grupo social e ele experimenta esta convivência para ver se ele se ajusta Para a maioria é apenas uma fase. Aqueles que permanecem envolvidos são porque neles possuem a maioria das características:
individualistas, reflexivos, artísticos, introspectivos, sensíveis, não violentos, e geralmente mal- humorados.
É necessário uma investigação mais profunda para determinar se uma pessoa é ou não gótica A maneira que uma pessoa se veste não determina essa condição; Para algumas pessoas, a
imagem de ser gótico é apenas isso -- as roupas --Vestidas de preto não significa também que são satanistas nem negativos ou destrutivos.
Drogas
Pode-se até encontrar drogas na meio gótico, da mesma maneira que é encontrada em
qualquer grupo,de modo algum isso é uma exigência
As drogas mais usadas dentro do movimento são o álcool e tabaco, na verdade a maioria repudia as drogas
Góticos também levam erroneamente a fama de que todos bebem muito e se drogam
Não são tipos completamente sóbrios mas alcoólatras ou drogados não é sinônimo de góticos.
Atração pelos cemitérios
Parques públicos são atrativos para as pessoas comuns, os cemitérios têm o mesma atração para os góticos. Os cemitérios são uma das muitas opções -- outras incluem parques, áreas de acampamento, jardins, estacionamentos, ruas ou praias desertas, etc.
Os Cemitérios são lugares quietos, ideais para introspecção e reflexão.
Coloca-os em contato com sua própria mortalidade.
Se nós entendermos a fragilidade da vida, seremos mais capazes de apreciar isto.
Ficam longe de TV, computadores, tensões
do dia a dia , responsabilidade, superficialidade
e as coisas sem importâncias que invadem nossas vidas.
Um cemitério promove um nível de introspecção
e reflexão que muitos outros lugares não poderiam
Os cemitérios são bonitos, e de atmosfera misteriosa.
As esculturas, mausoléus, locais sombrios são elaborados, freqüentemente ornamentados. Eles são como um museu gótico, um lugar favorito para obter retratos artísticos.
Toda humanidade é fixada na morte
A morte é um conceito abstrato para a maioria das pessoas
Os góticos representam exteriormente os pensamentos que moram atrás da mente de todo mundo.
Os góticos tendem a expressar seus sentimentos sobre morte um pouco mais abrangente que o resto do mundo, o gótico representa aceitação do inevitável
Isso não significa que góticos possuem obsessão pela morte
O gótico está reconhecendo o equilíbrio de escuridão e luz, vida e morte e sem medo de coisa alguma
Muitas pessoas acham que são pessoas perturbadas ou tétricas, o que também não é
verdade.
Depressão
É difícil determinar se góticos são categoricamente mais deprimidos que outros.
A sociedade popularmente vê depressão e tristeza como anormalidades que devem ser suprimidas ou curadas. A adolescência é uma época de depressão para muitos indivíduos; ainda, aqueles indivíduos podem sentir a pressão da família, amigos ou professores pa
ra ser "perfeito." Estas pessoas jovens podem sentir uma dor incrível,
A depressão parece ser um sentimento que o gótico personifica.
É uma emoção que simboliza o gótico melhor. Punk representa rebelião; Industrial representa revolta; O gótico representa tristeza.
As pessoas ingressam nestas subculturas a fim de sentir se elas possuem algo e são uma parte de algo. Elas se tornam um clube exclusivo, Muitas vezes dentro das subculturas abraçam essas idéias e exageram. Esse exagero da beleza de tristeza na cultura gótica leva
algumas pessoas a pensar --- aqueles góticos são mais deprimidos que outros grupos.
É possível que góticos sejam mais deprimidos que outras pessoas.
É também possível que isto seja apenas uma impressão, afinal os góticos têm posturas marcantes. Sendo assim, gótico não significa necessariamente tristeza.
Um gótico deprimido era provavelmente deprimido antes de se tornar um gótico.
Gótico não significa ser necessariamente deprimido. Enquanto góticos são capazes de sentir tristeza ao extremo, eles são também capazes de experimentar
grande alegria.
A maioria deles podem manter equilíbrio em suas vidas.
Aquela tristeza, como a felicidade, tem sua própria beleza majestosa e deve ser abraçada como uma emoção válida, não rebaixada como uma anormalidade.